IT Green | Inovação e Sustentabilidade

Jundiaí aposta na caminhabilidade para o futuro

  • Compartilhar:

 

A Prefeitura de Jundiaí, localizada no interior de São Paulo, está preparando um projeto inovador de caminhabilidade (walkability) para a cidade. Trabalhando em parceria com o Instituto Mobilidade Verde, a ideia da Prefeitura é valorizar o centro histórico da cidade, com prioridade para pedestres e ciclistas. A implantação do projeto deverá ser feita nos próximos seis meses.

 

O projeto contará com a participação dos moradores da cidade. A Prefeitura está organizando oficinas de marcenaria, palestras e workshops para os interessados dentro do sítio histórico da cidade, que serão realizadas a partir de maio. Fazem parte do planejamento iniciativas como medição de ruídos e temperatura, ranking de trajetos caminháveis e intervenções urbanas, como os parklets.

 

As partes que formam o projeto são a pesquisa, a elaboração de projetos-pilloto (placemaking), a implementação dos projetos (prototyping), a medição de resultados e a elaboração de manuais com as lições aprendidas.

 

O projeto é considerado um dos mais importantes do País pelo especialista Lincoln Paiva, membro da organização chamada Sustainable Low Carbon Transport (SLoCaT), delegada pelo Departamento de Economia e Assuntos Sociais das Nações Unidas (ONU). Em uma de suas visitas anteriores à cidade ele participou da caminhada na rua Torta, que fez parte do projeto Ponte Torta e mostrou um olhar pedestre na topografia central.

 

O projeto conta ainda com apoio de outras pastas, como o Museu Histórico de Jundiaí. O investimento de R$ 650 mil será coberto pela contrapartida de um empreendimento imobiliário em andamento no município e a coordenação é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

 

Link: http://www.mobilize.org.br/noticias/7899/jundiai-sp-prepara-projetopiloto-de-cidade-caminhavel.html