IT Green | Inovação e Sustentabilidade

Sinal de pedestres “consciente” deixa ruas mais seguras e interativas

  • Compartilhar:

 

A tecnologia pode deixar as cidades mais interativas? De que formas os habitantes de um grande centro urbano podem se relacionar com os objetos que fornecem informações úteis sobre o trânsito, o tempo e a quantidade de pessoas na rua? Eles podem “refletir” o comportamento de uma comunidade?

 

Essas são apenas algumas questões levantadas por pesquisadores, designers e urbanistas que projetam dispositivos para facilitar a o dia a dia dos moradores das grandes cidades. Um bom exemplo disso é o “Pop Pop”, um sinal de pedestres consciente, criado por um grupo de mestrandos em Telecomunicações Interativas na Universidade de Nova York. O equipamento interage com os transeuntes, informando-os se as ruas estão muito cheias, se está chovendo ou se o trânsito está complicado nos arredores.

 

Mais do que isso: o Pop Pop reage a esses fatores, com emoções humanas reais, como se fosse um habitante da cidade. Segundo um de seus criadores, Sam Slover, “muitos transeuntes distraídos o tornarão estressado e, especialmente, o mau tempo poderá deixa-lo de mau humor”.

 

O objetivo do Pop Pop é deixar o cotidiano das pessoas mais agradável, divertido e seguro, melhorando a convivência da comunidade como um todo.

 

Link: http://thisbigcity.net/pt-br/ruas-conscientes-pop-pop-o-sinal-de-pedestres-do-futuro/