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Ciclovias elevadas trazem mais espaço, segurança e conforto aos ciclistas

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Em breve, São Francisco será uma das poucas cidades dos Estados Unidos a construir uma ciclovia elevada.

 

A Agência de Transporte Municipal da cidade irá supervisionar a construção de uma via elevada na Rua Valencia, localizada no Distrito Missouri Sul. A pista de bicicleta ficará cerca de 2 polegadas acima da superfície da rua, e terá 6 pés de largura, contando com uma adicional “zona-tampão” para separá-la da via por onde circulam os carros. No próximo ano, São Francisco receberá novas ciclovias elevadas, todas projetadas para áreas com altos níveis de acidentes e lesões decorrentes do uso das bikes.

 

Por ser uma iniciativa inaugural, a ciclovia Valencia, como vendo sendo chamada, só se estenderá por um quarteirão. Mas os ativistas da bicicleta estão entusiasmados com a novidade. “Nós estamos bastante animados com a chegada das ciclovias elevadas a São Francisco”, contou Tyler Frisbee, diretor de políticas na Coalizão de Bicicletas de São Francisco. “Como todas as pistas de bicicleta seguras, elas ajudam o usuário a ter mais segurança em seu trajeto, criar padrões de tráfego mais previsíveis, e encorajam as pessoas que, em outros termos, poderiam ter receio de pedalar em ruas movimentadas.”

 

Pistas elevadas são um conceito relativamente novo nos Estados Unidos, embora já existam há um tempo na Europa. A ideia é que, ao elevar a via, os motoristas estarão menos propensos a invadir o espaço das bicicletas. Os ciclistas, enquanto isso, não vão se sentir compelidos a andar nas calçadas nos grandes corredores de trânsito. É uma forma minimalista do que é conhecido como “ciclovia protegida”.

 

“Ao contrário de uma pista protegida por uma barreira física, estas requerem um pouco menos de espaço para obter os mesmos resultados no que se refere à segurança dos ciclistas”, afirma Frisbee.

 

A iniciativa pode ajudar São Francisco a chegar mais perto de seu objetivo de ter 8 a 10% da sua população andando de bicicleta até 2018. (A média foi de 3,5% em 2010.) Quando a ciclovia for inaugurada, a cidade vai se juntar ao pequeno grupo de entusiastas da pista elevada, incluindo Chicago, Milwaukee, e Bend, em Oregon.

 

Tradução do texto “San Francisco Wants to Lower Bike Injuries by Raising Bike Lanes”.

 

Link: http://www.citylab.com/commute/2015/05/san-francisco-wants-to-lower-bike-injuries-by-raising-bike-lanes/392492/?utm_source=SFFB