IT Green | Inovação e Sustentabilidade

  • Compartilhar:

LEIA MAIS

Um dos problemas mais enfrentados nos últimos anos devido ao crescimento desenfreado dos centros urbanos é a mobilidade urbana. No Brasil, essa realidade não é diferente. O Parque Tecnológico Porto Digital lida com este problema por meio de seu projeto carro chefe chamado Porto Leve.

 

A ideia do Porto Leve é melhorar a mobilidade, segurança e conforto das pessoas, ao mesmo tempo em que contribui para: melhorar a atratividade do parque; reforçar o ambiente como um lugar de referência na implantação e testes de tecnologias inovadoras; melhorar a qualidade de vida das pessoas; além de contribuir para tornar o Porto Digital uma região inteligente e fazer Recife uma cidade inteligente.

 

COMO FUNCIONA

Por meio do Porto Leve, o eixo de mobilidade urbana visa:

 

- Prover serviços especiais no ambiente urbano do Porto Digital;

- Usar serviços baseados em tecnologias inovadoras e ecologicamente sustentáveis;

- Melhorar a mobilidade, a segurança e a comodidade de trabalhadores, empreendedores, visitantes, turistas e do público em geral que circulam na região;

- Contribuir fortemente com a atratividade do Parque Tecnológico, impactando positivamente na atração de investimentos e na construção da imagem institucional do Porto Digital.

 

através da realização das seguintes atividades:

 

- Desenvolvimento e implantação de soluções tecnológicas inovadoras para melhoria da mobilidade urbana no ambiente do Porto Digital;

- Promoção do debate e fomento de propostas para melhoria da mobilidade urbana;

- Difusão de informações aplicadas à mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável;

 

RESULTADOS

Sistema Compartilhamento de Bicicletas  –  Desde janeiro de 2013 o sistema de compartilhamento de bicicletas conta com a disponibilização de 100 bicicletas, distribuídas em 10 estações que interligam o Bairro do Recife, São José e Santo Amaro, possibilitando não apenas uma nova alternativa de deslocamento , mas a proposta de um olhar diferente para a cidade, ao ar livre e sobre duas rodas. Além de estimular a mudança de comportamento das pessoas, melhorar a convivência entre o carro e a bicicleta, desafogar o trânsito, ainda reduz a emissão de poluentes. O projeto também conta com tecnologias sustentáveis, uma vez que as estações são movidas a energia solar.

 

Mais informações: www.portoleve.org

 

Realização do moBIT – Seminário Internacional de Mobilidade – A primeira edição do seminário foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2013, em Recife, incorporado ao Recife Summer School (RSS), ciclo de eventos promovido pelo Porto Digital.

 

O seminário abordou a mobilidade urbana com foco nas soluções e inovações tecnológicas e seus impactos em cidades de médio e grande porte. Entre os debates, foram discutidas intervenções urbanas a partir da adoção de novas tecnologias de transporte, assim como mudanças comportamentais e culturais decorrentes de um novo entendimento da cidade e dos serviços oferecidos aos seus habitantes. O mobIT 2013 foi dividido em dois eixos temáticos ,“Cidades em Transformação” e “Novos Serviços e Tecnologias em Transporte Público”, e contou com palestrantes do Brasil, Reino Unido, Canadá, França e Espanha.

 

mobIT 2013

 

Criação da revista mobIT – A revista mobIT foi criada com o intuito de difundir informações sobre mobilidade urbana, soluções tecnológicas, além de ações, resultados e propostas futuras, envolvendo diversos atores do ecossistema. O veículo também é um meio de propagação de ideias e propõe um diálogo amplo com a sociedade, envolvendo assuntos que abordam desde mobilidade urbana, sustentabilidade e como a tecnologia pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em mês/ano foi lançada a primeira edição da revista, com 2.000 exemplares, os quais foram e distribuídos para as empresas do parque, parceiros do Porto Digital, incubadoras de empresas, em eventos promovidos pelo Porto Digital, dentre outros atores do ecossistema.