IT Green | Inovação e Sustentabilidade

  • Compartilhar:

Visão Geral

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Porto Digital em 2011, existiam na época 851 vagas de trabalho não preenchidas nas 200 empresas existentes então no parque. Se, por um lado, há vagas não preenchidas nas empresas, por outro lado, isso não significa que não exista profissionais no mercado. A questão é que um grande contingente de estudantes e de profissionais graduados não consegue encontrar colocação, seja porque a formação é insuficiente, ou porque não preenchem as necessidades dos empregadores. Esta dificuldade é especialmente maior para o emprego de jovens de escolas públicas.

 

Considerando os aspectos sociais e econômicos de Pernambuco, em que um grande número de jovens são excluídos socialmente, torna-se necessária a criação de iniciativas de inclusão social e econômica, permitindo a estes jovens novas e melhores oportunidades de trabalho, renda e participação no espaço de trabalho. Assim, o Porto Digital endereça esta questão através de ações dentro do seu eixo de RSE denominado: Formação de Jovens.

 

Como funciona

O objetivo da inclusão de jovens vulneráveis ​​no mercado de trabalho é (i) aumentar o número de jovens qualificados para atender as necessidades dos empregadores, (ii) melhorar a qualificação de jovens, (iii) reduzir a distância entre o conhecimento que a academia oferece e aquele que a indústria precisa, (iv) aumentar a oferta de mão de obra qualificada para as empresas de tecnologia.

 

Para atingir tais objetivos, o eixo Formação de Jovens tem seu foco nas seguintes atividades:

 

Estabelecimento de parcerias - Parcerias são muito importantes para garantir que a área mantenha-se viva e assegurar a execução das ações existentes, bem como realizar novas ações. O Porto Digital tem como meta estar sempre em busca de novos parceiros e cativar os já existentes, a fim de colocar em prática projetos sociais relacionados aos seus objetivos.

 

Apoio a projetos sociais - através da oferta de sua própria infra-estrutura, de seus funcionários ou de seu poder de articulação, o Porto Digital está sempre aberto para assegurar suporte aos projetos sociais existentes. Parceiros do ecossistema também podem se beneficiar da articulação do Porto Digital para fazer novas parcerias e desenvolver novos projetos sociais.

 

Realização de qualificação – Oferecer qualificação focada nas necessidades das empresas é um trabalho atual dessa área. Qualificações especiais são fornecidas com base em pesquisas prévias no ambiente, a fim de qualificar os trabalhadores para atender as necessidades das empresas.

 

Resultados

Desde a criação da sua política de RSE, Porto Digital tem atuado com o objetivo de mudar a realidade atual e contribuir para a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, alcançando os seguintes resultados:

 

Estabelecimento de Parceria com a ADE e Nike – O Porto Digital assinou uma parceria com a Academia para o Desenvolvimento da Educação (ADE) a fim de apoiar o projeto “Jovens Mulheres em Ação” (JMA) e o projeto “eMentoring”.

 

Realização do Projeto “Jovens Mulheres em Ação” - Patrocinado pela Fundação Nike e coordenado pela ADE Brasil, o projeto JMA capacitou em três anos e meio, 1.000 jovens para entrar no mercado de trabalho. O Porto Digital apoiou o último ciclo do programa (havia cinco ciclos) e contribuiu para a qualificação de 60 jovens mulheres.

 

Realização do Programa eMentoring  - O programa é uma experiência de mediação tecnológica na qual um profissional de maior experiência estabelece troca de conhecimentos com os alunos do projeto por meio de uma plataforma própria. Através deste programa, o Porto Digital conseguiu formar 16 jovens mulheres.